O Acidente Vascular Cerebral (AVC) mata centenas de pessoas diariamente, sendo muitíssimo importante aprender a evita-lo para que as probabilidades dele acontecer sejam muito inferiores. Naturalmente existem fatores que ninguém pode controlar, como os genes, a idade, a hereditariedade, contudo existem outros fatores que é possível controlar e que farão toda a diferença.

Como evitar um AVC?

Muitas pessoas pensam que é impossível prever um AVC ou preveni-lo, o que não está totalmente certo nem totalmente errado, isto é, existem parâmetros que são impossíveis de controlar mas existem outros em que isso é possível controlar e assim evitar que este ataque surja.

  • Alimentação saudável: Desde muito cedo que se ouve falar que é necessário manter uma alimentação saudável e equilibrada, contudo nem sempre se dá o devido valor e mais tarde ou mais cedo sofre-se as devidas consequências. Manter hábitos saudáveis ajuda não só a manter a linha e o corpo perfeito que todas as pessoas assim como a estabilizar o organismo, os níveis de colesterol, da diabetes, da tensão arterial.
  • Colesterol: O colesterol é um dos fatores de risco mais preocupantes em relação ao AVC, por isso convém evitar ao máximo ter os níveis de colesterol altos. O colesterol elevado faz com que o sangue fique mais espesso e por isso vai endurecer as artérias, ou seja, vão se depositar gorduras nas paredes das artérias, fazendo com que esta fique mais fina no seu interior, dificultando assim a passagem do sangue o que irá prejudicar a oxigenação do cérebro.
  • Tensão arterial: A tensão arterial é outro dos fatores preocupantes, devendo sempre manter a tensão arterial controlada, evitando ao máximo tensões arteriais altas.
  • Diabetes: A diabetes é um pouco mais complicada de lidar, uma vez que após contrair a doença esta nunca mais desaparece, contudo pode e deve ser monitorizada. No caso de possui diabetes tente mantê-la controlada e dentro dos limites estipulados.
  • Exercício físico: A prática de exercício físico é uma mais-valia e irá ajudar bastante nesta luta contra o AVC, para além de todas as vantagens que já acarreta irá auxiliar a manter os níveis de colesterol, tensão arterial e diabetes mais controlados. A não prática de exercício físico vai fazer com que o sedentarismo e a obesidade atrapalhem a sua vida e altere o seu organismo.
  • Vigie a sua saúde: Mantenha a sua saúde vigiada, faça pelo menos um check-up por ano com o intuito de saber qual o seu estado de saúde.
  • Tabagismo: O tabaco é muito perigoso pois faz com que a coagulação do sangue aumente, aumentando assim as probabilidades de vir a acontecer um AVC.
  • Doenças cardíacas: Tenha em atenção a saúde do seu coração, pequenos problemas podem acarretar outros problemas mais graves que poderão despoletar num AVC.
  • Dores de cabeça: No caso de ter dores de cabeça frequentes e muito fortes recorra de imediato a um médico e peça-lhe exames.

Remédio caseiro para a prevenção do AVC

Antes de mais é importante salientar que este remédio caseiro não é algo que é recomendado sistematicamente pelos médicos, contudo são várias as pessoas que já o experimentaram e conhecem as suas vantagens para o organismo. Sabe-se que o consumo de alcachofra ajuda a diminuir o colesterol no sangue, pois isso poderá utilizar-se para a prevenção do AVC.

Ingredientes

  • 2 a 4g de alcachofra picada;
  • 1 Chávena de água;

Preparação

Em primeiro lugar coloque a água numa chaleira juntamente com a alcachofra e coloque no lume até ferver. De seguida deixe arrefecer o preparado e passe por um coador.

Modo de ingestão

Opte por tomar cerca de três chávenas deste preparado ao longo do dia, verá que o seu colesterol irá reduzir significativamente. É importante não esquecer que este processo deve ser sempre acompanhado de uma alimentação saudável e de exercício físico.