Alimentos que reduzem o risco do AVC
O AVC é algo muito perigoso e irá transformar a vida de quem o sofre durante muito tempo, por isso a melhor opção é tentar evitar ao máximo que tal acontece. Esta doença não possui uma causa certa que faz com que esta aconteça, possui sim vários fatores de risco que fazem com alguns processos se desencadeiem e assim, inevitavelmente, as pessoas acabam por sofrer um acidente vascular cerebral. A prevenção é sem dúvida o melhor tratamento para esta doença, contudo é necessário salientar que mesmo prevenindo existe sempre uma mínima probabilidade do AVC surgir, mas ainda assim a diferença é enorme e compensa prevenir.
Alimentos que evitam o AVC
Existem alguns fatores de risco que se pode evitar para que a probabilidade fique mais reduzida, mas existem também alguns alimentos que se podem ingerir que ajudarão a evitar o AVC, como os ricos em fibra. Uma alimentação equilibrada e saudável deverá ser sempre a primeira opção para todas as pessoas, por muito saudáveis que estas sejam, por isso quando se fala em alimentos que deverão introduzir na alimentação para evitar o AVC, refere-se claramente ao facto de os introduzir adicionando-os aos outros elementos já presentes na alimentação. Ao ter mais cuidados com a sua alimentação não terá de deixar de comer certos alimentos para os substituir por outros, terá sim de complementar a sua alimentação como alimentos que a enriquecerão.
- Cereais: Os cereais são alimentos riquíssimos em fibras, principalmente os cereais integrais, devendo ser inseridos na sua alimentação. Uma fantástica forma de os adicionar à sua dieta é colocá-los no seu pequeno-almoço, em conjunto com leite.
- Abacate: O abacate é rico em potássio, algo que o organismo necessita para que os músculos realizem todos os movimentos sem complicações. Este alimento poderá ser incluído na sua alimentação das mais diversas formas, desde comido naturalmente, a inserido no pequeno-almoço, entre outras formas para tornar a sua dieta mais saborosa.
- Chocolate: Para quem diz que o chocolate faz mal, aqui está a prova que é mentira, ou melhor dizendo, desde que consumido de forma moderada. Ingerir cerca de uma barra de chocolate por semana trará muitos benefícios para a sua saúde, entre os quais a prevenção do AVC.
- Arroz: Tal como se sabe, o arroz é um cereal portanto deve ser ingerido, contudo quando no mesmo prato estão outros alimentos fonte de fibras e carboidratos, este dever ser substituído por arroz integral.
- Feijão: O feijão é um fantástico alimento para esta luta, tenha em atenção o que irá acompanhar o feijão no prato, pois não deverá esquecer-se que acima de tudo a alimentação deve ser equilibrada.
- Laranja: A laranja possui flavonoides conseguindo assim reduzir o risco de AVC, este alimento deverá estar presente numa alimentação saudável.
- Frutos secos: Os frutos secos são uma mais-valia para saúde, devendo ser ingeridos diariamente mas em pequenas quantidades, cerca de uma colher de sopa de frutos secos diariamente.
- Beterraba: Um alimento muito útil para qualquer pessoa e de muito fácil utilização na cozinha, pode ser colocada na própria refeição ou triturada para sumos.
- Peixe: Apesar de muitas pessoas dispensarem bem o peixe da sua alimentação diária este deve estar incluído nela, pelo menos, três dias por semana. Este alimento possui inúmeras regalias nutricionais, que ajudarão em muito o seu organismo.
- Sumos naturais: Comece por trocar os refrigerantes por sumos naturais, verá que sentirá logo uma diferença enorme, quer em sabor quer no valor nutricional. Os sumos naturais aproveitam tudo o que a fruta tem de melhor, incluindo as vitaminas e as fibras.