Acidente Vascular Cerebral

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro.

Quanto tempo demoro a recuperar do AVC?

A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual.

Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.

Os sobreviventes de AVC ficam muitas vezes com deficiências mentais e físicas, o que cria um impacto económico e social importante. Para dar uma ideia da magnitude do problema, estatísticas recentes mostram que:

O processo de reabilitação é a aprendizagem, das pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral, de técnicas alternativas para adquirir mobilidade e capacidade para comunicar e trabalhar, se necessário, com ajuda ou com dispositivos para conseguirem executar as suas actividades.

Embora continue a haver alguma controvérsia sobre os resultados do tratamento de reabilitação das pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral, de facto, por trabalhos já largamente apresentados sobre esta matéria, é consensualmente aceite que elas beneficiam de um programa de reabilitação intensivo, bem elaborado e aplicado no momento próprio. É praticamente aceite que o pico de recuperação destes doentes anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o AVC.