Acidente Vascular Cerebral

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro.

A importância da prevenção

Se há doenças cujos resultados são devastadores, os Acidentes Vasculares Cerebrais são uma delas, não só porque têm uma elevada mortalidade e recorrência, mas porque deixam sequelas várias, a maior parte irreversíveis e outras com agravamento progressivo.

Felizmente hoje em dia, e em casos seleccionados, é possível intervir eficazmente na fase aguda minimizando as consequências.

Por esta razão e sabendo que ao intervir sobre os diversos factores de risco causadores de AVC pode prevenir mais de 50% da probabilidade de o sofrer, a atuação sobre estes é de primordial importância. Os factores de risco vascular - hipertensão arterial, fibrilhação auricular, doenças valvulares cardíacas, diabetes melitus, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo, consumo de tabaco, e consumo excessivo de álcool criam um terreno favorável ao aparecimento dos AVC.

As recomendações para que isso se previna são a prática regular de exercício físico e uma alimentação adequada, consulte o www.dietas.pt para mais informações.

O que deverá evitar são a obesidade, sedentarismo, consumo de tabaco, e consumo excessivo de álcool, deverá reduzir o excesso de peso através de menor consumo de calorias e a ter uma actividade física moderada, assim como a evitar o consumo excessivo de álcool e a abolir o consumo de tabaco.

Os valores elevados de colesterol sanguíneo são igualmente um factor de risco vascular e por isso de Acidente Vascular Cerebral. Os doentes com diabetes melitus tipo 2 são aqueles que mais beneficiam quando se actua quer nos valores da pressão arterial, quer nos valores de colesterol, atingindo reduções de 50% de casos de AVC.

Caso existam estes factores de risco compete-lhe a si prevenir, mesmo que tenha de fazer modificações do estilo de vida por períodos prolongados, ou melhor mesmo para toda a vida.

O Acidente Vascular Cerebral pode ser prevenido, e essa prevenção cabe-lhe a apenas a si e ao seu médico.